11/01/2011


DICAS BRASILEIRAS(DIVÓRCIO)


Quando uma união se desfaz, o casal deve separar a sua vida financeira.

Durante esse processo, você terá de tomar decisões sobre as dívidas que assumiu com seu parceiro. Isso dependerá, na sua grande maioria, do regime de casamento estabelecido entre o casal.

A legislação brasileira prevê três regimes:

* o regime de comunhão universal de bens, segundo o qual todo o patrimônio dos cônjuges pertence em 50% (cinquenta por cento) a cada um, sendo que mesmo os bens adquiridos antes do casamento são considerados em uma eventual partilha;
* o regime de separação parcial de bens, segundo o qual todo o patrimônio dos cônjuges pertence em 50% (cinquenta por cento) a cada um, mas apenas os bens adquiridos após o casamento são considerados para uma eventual partilha;
* e o regime de separação total de bens, segundo o qual cada cônjuges reserva para si aquilo que está em seu nome.

Não havendo estipulação em contrário, vigorará entre os cônjuges o regime da comunhão parcial de bens.

Durante uma separação ou divórcio, você deve seguir os passos elencados abaixo:

Passo 1: Crie uma lista de todas as suas contas de crédito

Anote todos os empréstimos e contas de cartão de crédito. Certifique-se dos saldos devedores e de quais são mantidos individualmente e quais são conjuntos.
Passo 2: Pague suas contas em dia

Suas contas devem ser pagas em dia durante uma separação ou divórcio, inclusive quando seu cônjuge for responsável por isso. Pagamentos atrasados e outros problemas podem ser incluídos no seu histórico de crédito.
Passo 3: Fale com seus credores

Empresas financeiras responsáveis sabem que a vida pessoal pode sofrer mudanças. Elas estarão dispostas a negociar com você e a retê-lo como um cliente valioso.
Passo 4: Separe seu crédito matrimonial

Embora os credores não sejam obrigados a converter uma conta conjunta em conta individual, você pode pedir ao credor o encerramento de uma conta conjunta ou a remoção de um usuário autorizado da sua conta individual.

Fale com seu credor para abrir sua própria conta de crédito individual. Seu credor deve analisar seu pedido com base nas suas atividades individuais, sua renda e histórico.

No início, você pode encontrar dificuldades para obter crédito. Você pode receber um limite de crédito menor que o limite compartilhado com seu cônjuge. Mesmo assim, você estará no caminho de se estabelecer como um cliente de crédito independente e confiável.
Invalidez

A invalidez não se refere apenas a condições permanentes, mas também àquelas que não lhe permitem realizar suas atividades normais por algum período de tempo.Ao enfrentar esta situação, você deve preparar um novo orçamento para ajudá-lo na administração de suas finanças e para que possa reduzir seu gastos até sua situação financeira melhorar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário